Workshop Nacional promove fortalecimento da Ciência Aberta e das Revistas Científicas de Acesso Aberto em Angola

2025-07-29

Entre os dias 31 de Julho e 7 de Agosto de 2025, Angola acolherá o Workshop Nacional para o Fortalecimento das Iniciativas de Ciência Aberta e Consolidação das Revistas Científicas Angolanas de Acesso Aberto. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com instituições nacionais e internacionais como a UNESCO, a Universidade Autónoma do Estado do México (UAEM), a Redalyc/AmeliCA, a Comissão Nacional da UNESCO para Angola, a Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE) e a Universidade Óscar Ribas (UÓR).
O evento contará com a presença do Professor Doutor Eduardo Aguado-López, fundador do Sistema de Informação Científica Redalyc/AmeliCA e referência internacional em Ciência Aberta. A sua participação representa uma oportunidade estratégica para o diálogo entre Angola e as principais redes globais de publicação científica em Acesso Aberto.
Com uma programação diversificada, o workshop visa:
•    Promover a cultura da Ciência Aberta no Ensino Superior e na investigação científica em Angola;
•    Apoiar a consolidação do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RanAA);
•    Estimular a criação de repositórios institucionais;
•    Reforçar o alinhamento de Angola com a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta (2021).
Um dos marcos esperados do encontro é a reativação do Grupo Técnico encarregue pela Elaboração da Política/Estrategia Nacional de Ciência Aberta, que retomará as atividades de formulação de diretrizes políticas alinhadas com as boas práticas internacionais.
O apoio institucional do MESCTI, em articulação com os parceiros nacionais e internacionais, é apontado como fundamental para o sucesso da iniciativa. O evento pretende envolver ativamente investigadores científicos, editores de obras técnico-científicas, bibliotecários, docentes, estudantes, representantes de instituições de investigação e desenvolvimento, promovendo a criação de uma Rede Racional de Revistas Científicas de Acesso Aberto, sustentada por critérios de qualidade, ética editorial e colaboração internacional.
O workshop estará aberto à participação de todos os interessados no desenvolvimento de práticas e infraestruturas de Ciência Aberta e Dados Abertos no país. A inscrição será feita por meio do seguinte formulário online: https://forms.gle/FubKRbn7sfjsL3h48.
Os participantes poderão participar em palestras com especialistas nacionais e internacionais, debates, sessões técnicas e grupos de trabalho colaborativo. Estará igualmente aberto espaço para manifestação de interesse de colaboração interinstitucional, de contribuir na elaboração da Política/Estratégia Nacional de Ciência Aberta, de apoiar revistas científicas emergentes, desenvolver repositórios institucionais e colaborar na capacitação de boas práticas editoriais, na gestão de metadados, interoperabilidade e avaliação por pares.
A iniciativa marca um passo decisivo para a transformação do ecossistema científico angolano, promovendo uma ciência mais aberta, inclusiva, colaborativa e sustentável. There will also be an opportunity to express interest in interinstitutional collaboration, contribute to the development of the National Open Science Policy/Strategy, support emerging scientific journals, develop institutional repositories, and collaborate in building best editorial practices, metadata management, interoperability, and peer review.
The initiative marks a decisive step toward transforming the Angolan scientific ecosystem, promoting a more open, inclusive, collaborative, and sustainable science.